colorida, alegre, florida, perfumada, musical... assim é a primavera dentro de mim. Ou pelo menos é assim que me sinto em dias de primavera. As cores tem um tom mais intenso, os dias são mais perfumados, fica muito mais agradável andar nas ruas porque as árvores nos presenteiam com uma enorme profusão de cores, formas e cheiros. O sol não é tão quente como no verão e tem sempre uma brisa fresca passeando no ar como que querendo dar movimento aos dias que parecem que até tem música no ar. Puro “Vivaldi”!! Alias se você prestar atenção vai ouvir o coral que os passarinhos resolveram fazer ali naquele momento em que você resolveu passar. Ou será que foi exatamente porque você passou?!
Verão...
quente, solar, vibrante, festeiro, divertido, jovem, praiano... tem época mais festeira que a delícia do verão?! Época que lembra praia, sol e mar. Estação que traz consigo festa, calor, que mais combina com a cerveja gelada no barzinho a beira mar de papo com os amigos. Época que lembra férias, viagens com as crianças, noites quentes e estreladas, festas que entram madrugada adentro e que terminam com a chegada de mais um dia de sol. Estação que traz corpos sarados e dourados, paqueras, flertes, carnaval, beijos calientes.... puro “Vinícius de Morais”...
Outono...
fresco, chuvoso, nublado, introspectivo, melancólico, romântico... pra mim falar em outono é lembrar de jardins forrados daquelas folhas alaranjadas, de chocolate quente, de namorados passeando de mãos dadas em parques no final da tarde. Mas outono me lembra preparação também. Época em que as folhas caem, que a natureza se prepara para a estação mais rigorosa de todas, o inverno....
Inverno...
Frio, em alguns lugares gelado, branco, cinza, tempo de hibernar, tempo de se” empacotar” com um monte de roupas. Estação que combina com chocolate quente embaixo do edredom vendo filme com seu cobertor de orelha. Época que pra mim traz lembranças de casa de vó; já que nos meses de julho eu sempre ia pro Sul de férias. Estação do ano em que o dia é mais curto e a noite mais longa. Em que a cama parece querer te agarrar e não te deixa sair pela manhã. Em que os banhos de tão quentes fazem do banheiro uma sauna a vapor....e depois desse frio todo, de todas as folhas caírem, de todo “sofrimento” da natureza....temos de volta a doce, alegre, florida....Primavera!!
Todos temos dentro de nós um pouco de cada uma dessas sábias estações.
Estações que funcionam em nós como ciclos. Ciclos primaveris em que o mundo parece estar de bem com você. Em que a vida tem um quê de cor-de-rosa. Ciclos que são pura festa dentro de você, assim como o caloroso verão. Momentos em que você precisa se reestruturar e deixar as “folhas” caírem como o outono. Dias em que você se sente fria e intransponível como o rigoroso inverno. E daí você “hiberna” dentro do seu próprio casulo e volta com todas as forças cheia de alegria, força, garra e determinação; assim como a bela primavera.
Realmente o homem tira tudo da natureza. Está tudo lá! Todas as fases, todos os ciclos.
Sábia natureza que nos mostra como reagir a todas as estações sem perder o essencial. A força do amor que tudo supera, que tudo soluciona. A força que habita dentro de nós!
Ando numa estação bem primaveril neste momento. Claro que com seus dias de outono ( quem não os tem?!), mas com a grande maioria dos dias de muito sol, calor, alegria, flores, brisas, perfumes e músicas...tenho escutado tanto que a minha felicidade e as mudanças que quero dependem unicamente de mim que acho que pelos próximos 59 anos a estação que predominará na minha vida será sem dúvida a primavera!Até porque é a época que mais combina com as dançantes libélulas (risos).
E a sua?!
Beijo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário