quarta-feira, 6 de abril de 2011

Doar-se completamente...



Alguns dias atrás conversando com um amigo de faculdade saiu à pergunta – Aline, você sabe o significado da palavra perdoar? – Acho que sim; é quando verdadeiramente desculpamos alguém por alguma coisa que foi feita e nos machucou, não é isso?! – É isso que o senso comum pensa, mas o significado etimológico da palavra é DOAR COMPLETAMENTE.
Isso me marcou tão profundamente que a alguns dias essa frase tem martelado na minha cabeça e no meu coração. Doar completamente. Nunca tinha olhado essa palavra em seu real significado, nunca tinha pensado por este prisma, nunca me passou pela cabeça que na verdade não importa se o outro te perdoa, mas e você que tem que doar-se inteiramente para aquele ato de se desculpar por algo que foi feito, ou vivido. Lindo isso, de uma profundidade, de uma sinceridade, mas também de uma dificuldade. Algo extremamente intimo, profundo e em alguns momentos tão difícil.
Fiquei pensando em quantas pessoas não fazem uso do “eu te perdoo” indiscriminadamente, em quantas vezes eu mesma usei desse verbo na certeza que estava fazendo um bem ao outro quando na verdade o bem é interno e bem mais profundo. Mexe com os sentimentos mais escondidos, com nosso lado mais puro, mais amoroso. Afinal doar-se completamente não é algo que se faz assim com um piscar de olhos, com um simples verbalizar. Doar-se completamente se faz com o mais puro amor, de você pro que a de mais sublime... dentro de você e não lá fora.
Como ouvi da minha irmã agora a pouco “talvez seja por isso que perdoar seja divino e não humano”.
Doar-se completamente. Amei isso! E espero de coração chegar a este lugar aonde o mais puro amor mora.
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário