terça-feira, 25 de maio de 2010

Equilíbrio....




Quando eu tinha meus 5 anos de idade meu grande problema era resolver a roupa ideal pra minha boneca favorita, aos 13 era como organizar a galera pra brincar de “bete”, hoje aos 35 não existe um e sim alguns! Piores?! Não! Mais fáceis?! Também não! Tão fáceis e tão complicados como os de 5 e os de 13. O que mudou foram os problemas em si. Daí me pego pensando em como deve bom ser sábio! Ser um daqueles gurus que mantém a calma e a serenidade 24 horas. Mas será que não somos todos sábios lidando com nossas ansiedades, com nossas rotinas, como nossos medos, com nossos “monstros” interiores?! Quanta sabedoria há em se conhecer e se perceber e se trabalhar a cada prova diária?! Eu diria que muita! Não sei se teria graça se não houvessem mais problemas a serem resolvidos e nem monstros a serem matados. Não sei se eu gostaria de virar um poço de sabedoria e viver isolada no meu mundo aonde nada nem nenhum “pepino” me atingiria.
Olho pra mim hoje e vejo como cresci, como mudei, como lido cada vez melhor com meus anseios e medos. Claro que ainda tenho muito, mas muito pra evoluir e crescer. Mas hoje também sei que tomar consciência já é um primeiro passo, bem grande e dolorido (muitas vezes) por sinal.
Outra grande coisa que aprendi e que não adianta se estressar e querer mudar tudo que há em você do dia pra noite. “A vida necessita de pausas”, nós também. Pausas pra entrar em contato com a nova descoberta, experimentar e aprender a usar. Cada um ao seu tempo. Cada um na sua hora, no seu momento. Não adianta nada querer se armar até os dentes contra todas as instabilidades, domar toda e qualquer ansiedade, enfrentar todos os medos e surtar bem ali na frente. A vida também é feita de instabilidades, de anseios, de medos e inconstâncias. Levar a vida sempre preocupada em ter uma constância já estressa, porque gera uma ansiedade. Cada vez mais acho que relaxar e se divertir é que é sábio! A mente sadia enfrenta os medos, as ansiedades, seus monstros interiores sem camuflar, sem sentir vergonha, assumindo suas dores e fraquezas e tirando disso suas experiências pras próximas “provas” desse vasto, incerto e mágico Universo.
“A saúde constitui sempre um estado de equilíbrio instável de forças, enquanto a doença traz em si a ilusória sensação de estabilidade e permanência”.
Acho que é isso! O cara que é militarmente estável dentro de suas verdades absolutas esse sim é o doente.
A vida é feita de aprendizados diários. De altos e baixos. Com certeza os problemas de hoje parecerão fáceis daqui a alguns anos, mas nem por isso menos importantes, apenas mais conhecidos e assim com um tamanho menor.
Se equilibrar sobre o precipício. Isso pra mim faz o grande sábio!
Beijo grande!

Nenhum comentário:

Postar um comentário