quarta-feira, 10 de março de 2010

Educar...



Lembro de quando estava grávida do Gustavo e passava horas lendo todos os livros, revistas e artigos que tinham sobre como educar, como fazer na hora da famosa “birra”, como colocar pra dormir, lembro até de um título em especial “100 coisas pra se fazer na hora da birra” – será que alguém chegou na décima?! - como isso, como aquilo e na minha ingênua idéia eu estava preparada pra tudo! Doce engano! Se nem meu parto que tanto me preparei consegui fazer da forma esperada imagina então educar baseada em “doutores” da educação. Claro, que tudo sempre ajuda, mas, como já diz minha irmã – “ninguém tem a resposta pro problema que você está vivendo com seu filho, no máximo tem um bom conselho pra te dar”.
Hoje tenho um menino saudável de sete anos que muitas vezes dá um nó na minha cabeça e faz o “balãozinho” da minha ansiedade crescer e crescer várias vezes por semana. E o pior é que nada do que vivo hoje estava escrito em lugar nenhum. Ou será que li os livros errados?! (risos).
Claro, que justiça seja feita ele não é assim nenhum monstro descontrolado, nenhum “Pimentinha”- no máximo um mostrinho (risos)- até porque Deus dá o frio conforme o cobertor é pra mim já está de bom tamanho, mas temos as nossas fases de “berros e malcriações” em que nenhum livro parece resolver. Ou será que esqueci de ler a formula certa?!
Não, não tem formula certa, nem manual de instrução, somente uma boa dose de paciência pra descobrir o que vai servir pro seu “mostrinho”.
Pois bem, ando numa fase de – Gustavo, tomar, banho! ; Gustavo hora de fazer a tarefa; Gustavo, seja educado. ; Gustavo, guarde os brinquedos; Gustavo!!!!!....claro que essas ordens e mais outras são repetidas umas 15 vezes cada uma e mesmo assim corro o risco de estar dentro do carro pronta pra sairmos e ele nem ter escovado os dentes ainda. Falta de tempo?! Não! Pior que não! E daí o que fazer na hora em que seu saquinho de paciência já acabou e você descobriu que não vendem a tal paciência na farmácia mais próxima?! Que sua mãe, irmã, amiga não tem a formula mágica pra você?! Partir pra próxima tática!!
Assim fiz! Não, não descobri isso sozinha, tenho uma baita “estrela” ao meu lado que sabe como ninguém me dar toques preciosos, e grandes amigas e amigos. Toques! O resto é comigo! Bem, fiz uma lista de “responsabilidades e tarefas” pro Gu. Listei todos os afazeres dele, colocando horários, dias, enfim, tudo bem explicadinho. Li pra ele, respondi todas as dúvidas e coloquei a responsabilidade nele. – Olha Gu, mamãe não vai mais pedir pra você escovar os dentes, fazer a tarefa, tomar banho, guardar brinquedos, me cansa, cansa você e acaba estressando nossa relação. Você já é bem grande é sabe bem o que tem pra fazer. Faça, porque se não fizer quem vai perder será você, não eu. Se na hora que eu for te buscar você estiver me esperando vamos embora juntos e dividindo nosso dia, caso contrário você fica na escola e eu vou pra casa. (claro que eu tive que além de falar, colocar isso em prática! Nada como a vivência da coisa pra se ter um resultado mais rápido.Funcionou que foi uma beleza!!)
Se vai resolver?! Até agora ele já tomou banho sozinho, guardou os brinquedos, fez a tarefa e está me esperando pra almoçar. Mas, com um detalhe, essa tática começou ontem!! (risos).
Pode ser que resolva por um mês, um ano, o resto da vida, ou um dia! Vai saber?! Nem você, nem eu, nem minhas doces “estrelas” terão essa resposta pra me dar. Infelizmente. Mas, de uma coisa eu sempre soube, desde a hora em que engravidei. Que não seria fácil; mas que seria sempre recompensador.
Não se preocupem! Caso essa tática não de certo, tenho ao livros guardados ainda, quem sabe lá não tem alguma que ainda não tentei (risos).
Certamente de alguma forma, com alguma “tática” tudo dará certo no final e depois de alguns anos estarei eu ajudando ele com seus filhos e os probleminhas podem até ser que não sejam os mesmos - ou sejam - e pode até ser que eu saiba exatamente o conselho certo pra dar – ou não - mas ele também vai “rebolar” um bocado nessa coisa chamada educar.
Grande beijo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário