terça-feira, 30 de março de 2010

Mulher divorciada..




Ontem a tarde foi a minha audiência de divórcio. Tudo muito tranqüilo, afinal a bem da verdade era somente pra homologar o acordo que já havia sido feito. Sem brigas é tudo tranqüilo e calmo. Nem parecia uma solene audiência. Se muito, todo o processo durou meia hora. E daí vem a pergunta de todos – Como você está? O que mudou? – Bem, vou responder como sabiamente minha irmã Angel, muito bem colocou (ela também se divorciou a pouco tempo) – É bom, é ótimo! Mas na verdade, não muda nada!! – Afinal já estávamos separados a mais de 2 anos!! (risos). Ou será que muda?! Agora sou uma mulher divorciada! Solteira novamente! Que perigo!!(risos) Mas...com o coração muito bem ocupado!! E pra lá de feliz!! Insuportavelmente feliz e boba como a grande maioria dos apaixonados de plantão!(risos)
Bem, saindo de lá conversando com minha comadre e também advogada (tudo de bom estar entre amigos pra resolver estas delicadas questões) fiquei pensando em como (Graças a Deus) evoluímos. Gente, até a algumas décadas atrás não existia divórcio nem separação! O casamento era indissolúvel !! Palavra forte, não?!! Casados uma vez, casados pra sempre! Depois de um tempo se criou o “desquite” e em 76 a lei do divórcio. Pensem!! Que dúvida devia ser aceitar ou não um pedido que se aceito, teria que ser levado “até que a morte os separe” literalmente!! Claro que pra quem estava apaixonado isso não soava assim tão dramático, afinal quem está amando quer mais é que aquilo dure eternamente. Mas e se o encanto acabasse? Se a vida a dois ficasse pesada demais? Se estar junto começasse a ser complicado? E se qualquer coisa fosse melhor que voltar pra casa? E se você se sentisse “dormindo com o inimigo”? E se o respeito, a amizade o amor e a cumplicidade tivessem pulado pela janela?
Se assim fosse você teria que engolir em seco e agüentar, custasse ou não a sua felicidade. A sua vida inteira!! Que bom que evoluímos, não?!! Agora cada um que cuide do seu relacionamento e caso não dê certo; cada um pra um lado. Tudo tão prático que se não houver filhos menores e se for de comum acordo até no cartório se resolve. Claro que não dá pra fazer disso uma orgia e pular de casamento em casamento. Mas passar uma vida inteira infeliz, porque a “lei” prefere te ver casado a te separar também é um tanto demais! Que visão machista era essa!!?
Não sei se essa visão mudou de todo; tenho pais de amigas que acham que mulher separada está “perdida”, virou vagabunda ou coisa do gênero, pode ??!! Pensar que estamos em 2010! Mas pelo menos a visão do legislador e do Estado mudou, pra felicidade de muitos. Como eu, como você, como tantos!
Acredito no casamento. Acredito que uma vida a dois pode ser muito legal. Mas, pra estar junto de alguém debaixo do mesmo teto, dividindo a mesma cama, o dia e a noite, a mesma casa, as contas, as preocupações, as crises, os parentes, os filhos, tem que ser leve, tem que ter cumplicidade, respeito, amor, paixão, tesão, amizade, lealdade; tem que se querer voltar pra casa no final do dia, tem que se querer dividir e compartilhar momentos tristes e alegres, tem que estar com os olhos da alma abertos pra enxergar e sentir o outro, tem que se estar disposto a ceder, a aprender, a ensinar, a cuidar, de si e de quem se tem; requer as vezes, uma mais que outras, doses de paciência; e não se pode esquecer que como tudo na vida depende de cuidado e carinho pra crescer e florir. Cuidados que são diários!! Mas...caso isso não aconteça, caso você já tenha tentado de tudo, caso a felicidade e a alegria de viver tenham se mudado, hoje tem solução. Uma solução tranqüila e que leva no máximo 30 minutos ( se for de comum acordo, claro). E que soa como – olha você tentou, foi bom até um certo tempo, e depois não deu mais certo e agora essa etapa na sua vida acabou. Portanto guarde o que foi de valor, jogue fora as mágoas e você terá a oportunidade de olhar pra frente e se refazer, começar uma outra vida, tocar o barco e o mais importante, ser feliz de uma outra maneira de um novo jeito! Boa sorte! – Assim pelo menos soou pra mim quando a juíza me cumprimentou e falou – Boa sorte e felicidade!- Afinal ela sabe como todos sabemos que apesar de divórcios ocorrerem hoje com tanta tranqüilidade, uma das maiores buscas do ser humano e por um grande amor, pela tal da felicidade, pela tampa da sua panela, por alguém que te faça suspirar e acreditar que tudo sempre pode dar certo!
E é isso que desejo hoje pra todos... Boa sorte e felicidade! Pra quem está dividindo a vida com alguém e para aqueles que ainda não encontraram sua cara-metade, tampa da panela.
Grande beijo...aos divorciados em especial, claro!! (risos)

2 comentários:

  1. Aline querida,

    Também te desejo felicidades, em qualquer caminho que resolver trilhar.

    Conte comigo sempre!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É isso, amiga!!!
    Apesar de agora vc estar "fudida", seja muito feliz. Eu sinceramente acho que ser fudida sempre deixa a gente mais feliz. kkkkk...
    Beijos...

    ResponderExcluir