quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

"Tercerizar" a educação...


Será que alguém pode me explicar aonde que eu perdi o fim da meada?!!
Hoje ao final do dia saí pra lanchar com o Gu um amiguinho dele (que estuda com ele) sua mãe e uma amiga que é professora. Começamos a falar de educação, sobre a nova professora dos meninos, sobre quem saiu da turma deles, e dentro desse assunto começamos a falar das escolas semi-integrais que segundo minha amiga seria a nova moda do futuro, afinal os pais querem “tercerizar” a educação de seus filhos.
Do tipo: entrega pela manhã e recebe limpo, educado, com tarefa feita e jantado! Ops!! Quase surtei!! Dá pra repetir!!?? E algum bichinho de estimação?! Tem mais: “ as minhas amigas falam que precisam de tempo pra elas, pra ir pra academia, almoçar com o marido, ir ao salão...e eles já vem prontinho pra casa e só colocar pra dormir!”
Até concordo nesse ponto, a gente precisa de tempo pra gente mesmo, mas pra que ter filhos então??!! Alguém educando meu filho? Organizando o que ele come ou não come? Fazendo as tarefas com ele? Brincando com ele? Eu entro aonde nessa história??!! Daí o tempo passa, quando menos se espera ele tem 15 anos e eu... não sei nem do que ele gosta ou não! Dá trabalho educar?!! Dá!! Muuuito!!! Mas, vale tanto a pena!! Saber que eu estou ajudando a formar um ser humano que pode fazer a diferença nesse mundo! Que espero que seja um ser da melhor espécie! Que estou ajudando a criar um ser que foi feito dentro de mim! Que é o maior presente de Deus! Claro que pode dar certo como não! Claro que preciso, e muito da ajuda da escola! Mas, que eu pelo menos tente fazer esse ser humano! Mas que a escola seja a extensão da minha educação. Que ele saiba que eu preciso sim do meu tempo e do meu espaço, mas que também preciso estar ao lado dele, pra saber e participar da vida dele. Que amo estar ao lado dele!
Será que evoluímos tanto assim pra termos filhos pra cumprir nosso papel social e só! Pra termos filhos e entregarmos sem nenhum sofrimento pra alguém educar?! Pra nem saber o que ele está aprendendo, descobrindo, sentindo, vivendo?! Sei que existem muitas pessoas que precisam deixar seus filhos na escola por um período maior, mas que sofrem com isso e que quando estão com eles dão de si o melhor. O que me incomoda e ouvir que hoje tem gente que faz isso pra “tercerizar” a educação! “ A escola sabe o que faz! Tem gente treinada pra isso!”
Bem... eu não fui treinada, não tenho faculdade, nem mestrado pra ser mãe, mas esse papel é meu! E errando ou acertando quero eu mesma fazer!! Esse prazer espero não precisar deixar nas mãos de seu ninguém! E espero do fundo do meu coração que essa nova “moda” não pegue nunca!!
Grande beijo.

3 comentários:

  1. Amore,
    concordo em gênero, número e grau com vc!
    Quem tem filho, tem a felicidade de ter companhia pro resto da vida, sabendo que tem alguém no mundo com o seu sorriso, jeitinho ou gênio... mas também tem o encargo de cuidar, com carinho e responsabilidade, de suas crias.
    Tranferir educação sem responsabilidade vai distanciar ainda mais as famílias por aí...
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Aline,
    sabemos que nós, seres humanos, estamos em constante evolução e devemos contribuir para o progresso uns dos outros.
    Então, a missão dos pais é desenvolver os espíritos de seus filhos, é uma tarefa indelegável!!
    E o relaxamento dos laços de família é uma recrudescência do egoísmo.
    Você tem toda razão!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. COLEGA, ENTÃO DEU CERTO PARA VOCÊS SAIREM? OS MENINOS ME FALARAM QUE A MARIANA HAVIA ME ENVIADO UM RECADO PARA SIRMOS NA QUINTA PARA LANCHARMOS MAS EU ESTAVA TÃO CANSADA E DEPOIS NÃO ENCONTREI COM ELA E ACABEI NÃO LIGANDO.... REALMENTE TAMBÉM ACREDITO QUE CABE Á NÓS PAIS A RESPONSABILIDADE DE EDUCAR NOSSOS FILHOS ERRANDO,ACERTANDO E APRENDENDO... BEIJOS DE GIULIANA

    ResponderExcluir