quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Aprender a ouvir...

 


Hoje voltando da faculdade, liguei a CBN e estava dando uma entrevista com um senhor que falava sobre a dificuldade de comunicação. Não vou poder passar o nome do entrevistado porque quando liguei a entrevista já havia começado, mas o fato é que o assunto me chamou muito a atenção, até porque concordo com ele.

Segundo ele as pessoas hoje se comunicam de maneira muito ruim e por vários aspectos. Primeiramente existe como que uma “máscara” que usamos para sermos aceitos aqui e ali e isso faz com que nossos reais sentimentos e valores fiquem deixados de lado, outros fatores são: vergonha muitas vezes de falar em público, ou até em uma pequena reunião, a tecnologia que acabou trocando o “olho no olho” por “celular no celular”, até mesmo estando um ao lado do outro... Mas, segundo ele o fator mais importante dessa comunicação falha ou “precária” como diz meu amor e a dificuldade que temos – sim, temos! Você, o vizinho, eu. - de ouvir! Brincando ele sugere inclusive que deveria existir além dos cursos de oratória já existentes, cursos de “ouvidoria”. (risos)

“Em geral, quando o outro fala a cabeça está em outros lugares... na conta pra pagar, na unha que esta descascando, no que fazer de almoço, em buscar o filho na escola etc e tal . Quando escutamos o outro verdadeiramente, prestando atenção na sua fala, em seus gestos, em seu tom de voz, escutamos por detrás das mascaras e sentimos o que de fato o outro tem a dizer. “ De acordo com ele é assim que acontece.

E de fato realmente é isso, somente aprenderemos a nos comunicar quando aprendermos a ouvir. Ouvindo damos valor à fala do outro e damos o primeiro passo a caminho da comunicação. Da comunicação que expressa de forma clara e sincera o que sentimos.

Há muito tempo eu mesmo deixei de “disputar” uma vaga pra falar quando me encontro em uma mesa com dois, três atropelando um e outro pra ver quem fala mais... pra mim quem fala menos, na verdade, porque me diz se alguém escuta alguma coisa?! Eu me recolho a minha insignificância e fico ali observando todos falando e ninguém ouvindo.

O pior não é a mesa de bar, a apresentação que não foi muito boa, a aula que não prendeu a atenção dos alunos; nestas coisas vamos dando um jeitinho aqui e ali, fazendo um curso de oratória e aprendendo a falar, mas e quando o assunto é sobre nossos sentimentos, quando a “boca cala e o coração padece”?! Eu já sofri desse mal. E hoje ainda, sofro. Menos, com certeza, até porque tive a sorte de ter um amor que é também meu melhor amigo, mas sei o quando não ser ouvida e não falar com clareza pode macular uma relação. E falo não somente da relação a dois, mas de todo tipo de relação, desse tipo que envolve sentimentos.

Receita acho que ninguém tem uma certeira, mas de uma coisa sei, tentar falar de verdade o que se sente é um bom passo... o segundo, com certeza é ouvir! Ouvir com toda atenção e com todo o coração.

Grande beijo! Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário