terça-feira, 13 de agosto de 2013

Mais educação e gentileza, por favor!



Hoje depois de um quente e cansativo dia fui para o parque como de costume, só que ao invés de correr, como de costume, não liguei o “cronometro da Nike”, coloquei uma música bem light, ao contrário do resto dos dias e fui caminhar... Sem tempo, sem contar as voltas, sem pressa, sem pensamentos mil, sem lenço e sem documento!
Fui com a intenção de deixar minha mente descansar enquanto eu observava o mundo ao meu redor. Que delícia! Pude observar a natureza que já dá seus sinais de secura, as pessoas que passavam por mim, os que vinham do trabalho e os que estavam ali para se exercitar, os que namoravam, os carros que enfrentavam o engarrafamento e o espetacular pôr-do-sol... Ah! Como posso vir pra cá correr quase todos os dias e não dar uma paradinha para admirar esse cenário?! Que céu! Que cores! Que fechamento de dia mais lindo! Nada como a perfeição do Universo. Todos os dias, seja ruim ou bom, quente ou frio, bagunçado ou perfeitinho, irritante ou leve ele sempre termina como se fosse o dia de show mais lindo!
Como temos a aprender com a natureza, não?! Assumo, hoje duas horas de trânsito infernais e algumas pessoas daquelas que não respeitam o espaço do outro me tiraram o centro. Tentei me organizar, falei pra mim mesma que “a música deve sempre ser maior que os problemas”, mas hoje a sabedoria foi descartada com a rapidez que uma criança diz sim para um prato de brigadeiro. Sou humana e às vezes péssima comigo mesma! Sim porque quem perde ficando intranquila sou eu somente eu!
Mas, algumas coisas ainda me tiram do sério, do meu centro e uma delas e a falta de respeito. Não sou perfeita, nem tenho essa pretensão, mas poxa vida, será que dá para algumas pessoas perceberem que existe um mundo fora do lindo umbigo delas?! Deixa eu explicar: O estacionamento da faculdade é até grande, mas claro que existem muito mais carros do que vaga. – coisa corriqueira nos dias de hoje – Entre as vagas existe um espaço considerável para você poder abrir a porta do seu carro sem esbarrar no outro – isso se cada um tiver a consciência de estacionar dentro da vaga - além de poder sair. As vagas não são para caminhões, mas cabe uma caminhonete, por exemplo, com tranquilidade. Pois bem, estou estacionando meu carro e quando olho para o espelho retrovisor vejo uma moça no seu carrão chique estacionando em duas vagas, ou melhor, estacionando uma ova, ela largou o carro, sem ao menos se dar o trabalho de arrumar. Bem, o cara que vinha logo atrás deu uma buzinada e falou: Moça, você está usando duas vagas. O que ela, linda e loira respondeu já dando as costas e saindo: Meu carro é grande, e assim que vai ficar!
Vem cá filha, sabe aquele ditado “o seu direito começa aonde o meu acaba”?! Tem outro: “o seu espaço acaba aonde o meu começa”! Como podemos querer um mundo com direitos e respeito se nem ao menos fazemos a nossa mínima parte?! Não estou me eximindo de culpa, mas existem algumas atitudes que, por favor, não dá para tolerar. Educação e gentileza não são “utensílios” domésticos! Servem para tudo em todos os momentos! Além do que sempre fazem bem. Bem para quem usa e para quem recebe, e de uma coisa não podemos esquecer, um dia estamos do lado de cá e no outro do lado de lá.
Mil desculpas para o desabafo! Mas em tempos de protestos...
Beijo grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário