segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Prazer: Cozinhar...


Ontem foi dia dos pais e estas festividades pra mim tem sempre um sabor especial, sempre um motivo pra fazer o que mais amo pra quem mais amo, traduzindo: cozinhar para reunir ao redor da mesa, familiares e grandes amigos.
Cozinhar pra mim e como poder acarinhar, embalar e mimar quem eu amo. E tudo começa bem antes: com a escolha dos pratos e das bebidas, a compra dos ingredientes e das flores e a arrumação da casa e da mesa. Com tudo pronto começa a grande diversão... Colocar uma música pra tocar - sim, cozinhar pra mim envolve todos os sentidos, portanto a música tem que ser perfeita - tirar os ingredientes da despensa, colocar água para ferver, escolher as panelas, coloca-las no fogão e a partir dai fazer: magia! Misturando temperos, cores e sabores. Experimentando temperos diferentes, criando receitas diferentes... Uma “alquimia” que enche a minha alma e o meu coração de felicidade e encantamento ao ver os ingredientes se misturando e soltando aromas que enchem a boca d’água e os olhos de prazer.
Pra mim é algo como um mundo paralelo perfeito que eu entendo e que me entende, um mundo que me recebe sem julgamentos, nem barreiras. Na minha cozinha eu posso tudo e o Universo sempre conspira ao meu favor. Sim, eu erro muitas vezes, mas mesmo o erro ali é mais fácil de entender e nunca soa como reprovação e sim como um recado carinhoso de que naquele dia minha sensibilidade não estava antenada e eu não estava entregue.
Livros, eu tenho muitos e de tempo em tempo me presenteio com um e eles são sempre mais um estímulo para mais criações, para mais devaneios e “elucubrações” culinárias. Funciona assim: eu compro o livro, devoro as receitas com os olhos, me apaixono por alguma e encima da receita enamorada crio o meu prato. Digamos que um plágio! (risos)
O domingo foi dos pais, mas o presente foi pra mim! Poder cozinhar e ver todos ao redor da mesa, num domingo ensolarado é um presente que nenhum “cartão paga!”.
E o seu prazer qual é?!
Grande beijo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário