segunda-feira, 2 de novembro de 2009


Hoje passamos o dia, eu e o Gu, na fazenda de um casal que gosto muito... os tenho inclusive como meus pais também... foi delicioso como sempre, e pra variar, enquanto jogava cartas com amigos “viajava” na minha memória.
Me lembrava das férias na casa da minha avó.... quanta saudades Vó Silvina!!Nem sei se algum dia tive a oportunidade de te agradecer por ter sido tão “Vó”, por ter nos dado, a mim e aos meus primos, os melhores verões da nossa infância!
Eu ia pra lá no começo de dezembro, e ficava até final de fevereiro, naquela época as férias duravam quase 3 meses, que olha, falando assim parece muito, mas eu garanto, não era!!
Meus avós moravam em uma cidade pequena do Rio Grande do Sul, Campo Bom, minhas tias ainda moram lá, e por lá todos sabiam quando a neta do Sr. Valdemar, meu avô, iria chegar... até porque ele fazia questão de desfilar a neta dele pelo centro da cidade.
Meu primo Zeca, era meu companheiro de molecagens e traquinagens, os outros primos a gente só via nos finais de semana ou na praia na qual se ia religiosamente todo dia 25 de dezembro; era outra festa esse evento.
Eles moravam em Porto Alegre, a uns 80 km de distância.
Meus avós tinham como vizinhos um casal de senhores, no qual eu e meu companheiro, Zeca, atentávamos de todas as formas cabíveis.
Coitados!!Até chiclete pras galinhas deles a gente deu uma vez!”criança não tem coração, Lory!!!”, falava minha vó pra minha tia, tia essa que era a própria sargenta !!(detalhe, ela era mãe do Zeca!) Mas, sabe o pior??!! A gente gostava era de aprontar perto dela, pra ver a cara de brava e.... fugir!!!kkkkk....
E os Natais??!!!Tinham direito a um Papai Noel com cara de Papai Noel, nada daqueles caras magrinhos, que até uma criança de 2 anos duvida da veracidade.Os de lá não!! Eram “reais”!!

A árvore era de verdade, e cada ano tinha uma decoração diferente, previamente pensada pela minha Tia Liane.A ceia era divida por cada tia, tia Lory era responsável pelos pratos de sal, tia Laura pelas tortas doces, tia Liane pelo pernil e minha avó pelos biscoitos e bolos.Todos compareciam, era sagrado!!E a casa em algumas horas era a casa com mais “cheiros” e cara de natal do mundo inteiro!!
Claro que teve suas cenas cômicas!Lembro de uma vez quando o Zeca tomou toda cerveja que pode, escondido, e lá pelas tantas, deitou e vomitou com vontade!!Mais parecia uma torneira jorrando!!E o pior era que as gavetas da cômoda estavam abertas... precisa contar o final??!! A cara da tia Lory então!!!Era tudo!!!kkk.... coitada!!!
Natais, com tudo que se tem direito!!!
Nos finaizinhos de tarde, na hora do chimarrrão, meu avô nos colocava no colo e sacudia a perna, e nos perguntava, “por que você está tremendo tanto??”; ou quando estávamos bem quietinhos no colo dele, ele abria a perna de uma vez pra gente cair de bunda no chão.Era tudo de bom!!!
Na praia, Tramandaí, era o “supra-sumo” das férias, meu avô tomava conta das brincadeiras. Era ele que ia pra praia com a gente mais cedo e passava horas fazendo castelos de areia conosco.Com toda paciência do mundo!!!
Lembro de almoçar e esperar ansiosa o apito do carinha do picolé, tínhamos direito a um por dia!!
E nos finais de semana, pra melhorar ainda mais, chegava a galera que trabalhava durante a semana.Tudo de bom!! A casa, que nem era tão grande assim, lotava, e cabia todo mundo!!
É .... casa de vó... hoje lá, vendo os meninos na fazenda, me deu vontade de falar: Aproveitem cada minuto!!Porque são preciosos e vocês vão sentir uma saudade de ser criança nesta fazenda!!Vão sentir uma saudade desse “armário das delicias”.
Um vez li um comentário de alguém que dizia que a casa da avó era melhor que a Disney landia.Olha, eu ainda não conheço Disney, mas garanto que a casa dos meus avós era melhor, muito melhor que a Disney landia e Neverland juntas!!

Vó, Vô, muito obrigada por fazerem as minhas férias serem PERFEITAS!!!

Um comentário:

  1. Aline, depois das dicas da Dani aprendi postar comentários... KKKK! Engraçado passei por momentos parecidos esse fim de semana em Gsia quando reunimos a família vendo minha avó tão velhinha e debilitada sem se quer me reconhecer mais, fiquei lembrando dela nos paparicando... mas a vida é assim cheia de lembranças ainda bem que temos boas para nos recordar!!! Beijos de Giuliana

    ResponderExcluir